domingo, 21 de abril de 2013

VICIAÇÃO ALCOÓLICA


Conceito etimológico:
A palavra álcool é de origem árabe: al e cohol que significam sutil. As bebidas têm origem remota. Todas as civilizações e povos antigos como tártaros, egípcios, chineses, gregos, romanos, etc, sabiam como fabricar bebidas alcoólicas. Eram feitas com as mais diferentes substâncias como frutas, folhas e cereais fermentados ou destilados. A cerveja, que é uma bebida fermentada, já era conhecida na Babilônia, 5.000 anos a.C. e na China era feita de arroz. Segundo a Organização Mundial da Saúde, “alcoólatras são bebedores excessivos cuja dependência ao álcool chega ao ponto deles apresentarem perturbação mental evidentemente, manifestações afetando sua saúde física e mental, suas relações individuais, comportamento social e econômico ou pródromos de perturbações destes gêneros e que por isto necessitam de tratamento.” Nem todo alcoólatra sofre de alcoolismo, mas está no caminho certo para chegar lá. Depende da tendência, da estrutura psíquica e orgânica de cada um.
A O.M.S. (Organização Mundial de Sáude) realizando um estudo profundo sobre o alcoolismo considera-o um problema de saúde pública e apresenta uma classificação dos bebedores em: moderados, sóbrios, sociais, agudos e crônicos. As complicações físicas se apresentam mais acentuadamente nos agudos e crônicos, o que ocorre é que muitas vezes os moderados e os sombrios aumentam aos poucos as doses passando para bebedores inveterados e irrefreáveis. Motivos: São diversos os motivos pelos quais a pessoa ingere álcool: para evitar e melhorar uma dor, por causa de uma preocupação qualquer, de um desajuste em casa ou no trabalho, por um sentimento de inferioridade.
De um modo geral, podemos classificar os motivos da seguinte forma: Pessoais, Culturais, Sociais e Religiosos.
Pessoais - por qualquer problema que cause aborrecimento ou situação que cause alegria a pessoa bebe.
Culturais - a produção, a industrialização e a propaganda consolidaram costumes que se incorporam na cultura, tornando um estilo de vida. Tanto o rico quanto o pobre a utilizam e tem o hábito de oferecer a visitas um aperitivo.
Sociais - quando por elegância, em reuniões sociais aceita-se bebida, pois do contrário, não tomar nada seria ofensivo.
Religiosos - quando a pessoa bebe, julgando prestar uma homenagem à divindade. A bebida alcoólica é utilizada pelas religiões primitivas e dogmáticas.
Ação do álcool no organismo humano;
O álcool exerce uma ação terrível em todo o organismo, como: sangue, coração, cérebro, aparelho digestivo (boca, faringe, esôfago, garganta, estômago, intestinos, fígado e pâncreas), aparelho respiratório (laringe, brônquios, pulmões), órgãos dos sentidos como vista e ouvidos, órgãos secretores da urina, os rins. O sangue nutre o corpo. Leva, através dos vasos sangüíneos, para os tecidos os elementos necessários à sua reconstituição. No sangue há bilhões de glóbulos vermelhos. O álcool altera esses glóbulos e o sangue nutre mal ou deixa de nutrir os tecidos dos pulmões, do coração, do cérebro, etc. O cérebro é o órgão que recebe mais sangue e por isto mesmo é nele que o álcool é mais nocivo. As moléstias produzidas pelo álcool no  cérebro são: hemorragia e amolecimento cerebral, alienação mental e loucura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário