terça-feira, 22 de janeiro de 2013

RECICLE-SE

Recicle-se.

  

1ª EDIÇÃO


Vereador e o seu Papel na Câmara Municipal

 
Devido as dúvidas de grande parte da população em relação ao serviço que deve desempenhar seu candidato segue matéria publicada na Revista Veja, na seção Perguntas e Respostas com o título de, O papel dos vereadores.
A Câmara Municipal corresponde ao Poder Legislativo, ou seja, cabe aos seus componentes (vereadores) a elaboração de leis que são da competência do município (sistema tributário, serviços públicos, isenções e anistias fiscais, por exemplo). Os vereadores são importantes, também, porque lhes cabe fiscalizar a atuação do prefeito e os gastos da prefeitura. São eles quem devem zelar pelo bom desempenho do Executivo (Prefeito) e exigir a prestação de contas dos gastos públicos. Uma função importante dos vereadores, porém desconhecida por boa parte da população, é a de funcionar como uma ponte entre os cidadãos e o prefeito, por meio de um recurso chamado indicação. Ele é uma requisição de informação ou providência que um vereador envia à prefeitura ou outro órgão municipal em nome do eleitor. Como não funcionam como leis, as indicações não exigem que o vereador faça consultas em plenário para apresentá-las ao prefeito. Cabe ao prefeito ou secretário atender ou não à solicitação, sem que para isso precise ser apresentado um projeto do vereador.
Ou seja,
Os Vereadores existem para representar os cidadãos dos seus municípios. Cada Vereador é representante de uma parcela da população.
Eles têm o poder de fazer as leis que atendam aos interesses da comunidade.
Agora vamos fazer nossa parte pois não basta apenas cobrar, temos a obrigação de ajudar zelando pela nossa vizinhança, rua, bairro e cidade.