sexta-feira, 30 de maio de 2014

terça-feira, 27 de maio de 2014

DENÚNCIA, TRANSMISSÃO VIA RÁDIO e COPASA - AGITO NA CÂMARA NESTA SESSÃO DE SEGUNDA

 
A reunião desta segunda feira foi muito agitada, em Ijaci, tudo estava programado para ser uma visita para reivindicação da população mas a noite teve suas surpresas.
A começar pela presença da Polícia Militar, que foi chamada para conter algum Tumulto, como disse o presidente da casa quando do início da sessão, em seguida foram abertos os trabalhos, foi dado o direito de palavra à COPASA com seus representantes explicando sobre o projeto de tratamento de água e esgoto, em seguida falamos sobre a Transmissão das Sessões via Rádio e após um vereador apresentou uma DENÚNCIA, abaixo segue o andamento da sessão.

1º Tema - COPASA - Representantes da empresa vieram para audiência pública para dar esclarecimento sobre o serviço de tratamento de água e esgoto, apresentaram diversos estudos sobre tudo que será realizado para a implantação deste serviço. Mas ainda teremos mais audiências para que a população tenha conhecimento de tudo que diz respeito ao serviço.

Alguns são contra e outros a favor, discordâncias a parte precisamos olhar o benefício para a população, alguns alegam que a população da Ijaci é pobre, que não tem condições de pagar esta conta, mas do outro lado tem o cuidado com a saúde, a própria COPASA caso venha realizar este serviço não vai usar os poços artesianos que hoje distribuem sua água sem nenhum tipo de tratamento a população, sabem por que? o Calcário que é encontrado na água não compensa seu tratamento, agora me digam se nem a COPASA que é a empresa que tem toda a tecnologia para o tratamento da água vai usar esta que muitos tomam, eu é que não vou tomar, creio que todos conhecem alguém que tem problemas de pedras nos rins, e na vesícula, perguntei aos representantes se tinha algum estudo sobre os casos deste tipo aqui na região infelizmente não tem, pois desta forma poderíamos saber se tem ou não alguma relação o consumo da água e o grande número de casos.
Mesmo sem ter  estudo creio que com a saúde não se brinca, o valor pago na água tratada compensa mais do que o valor pago para cuidar da saúde, uma pessoa ao ser indagada sobre isto disse que quem paga a saúde é o município, ok, mas quem sente na pele são as pessoas, e infelizmente a saúde, ou os serviços de saúde não são atrativos para ninguém. Conclusão prefiro pagar pela água tratada do que pagar com a minha saúde, a saúde de meus familiares e amigos.

2º Tema - TRANSMISSÃO DA SESSÃO, Juntos vereadores e a população discutirão a transmissão da sessão pela rádio, ou melhor o projeto que regulamentava esta transmissão que tinha sido rejeitado na última sessão na semana passada.
Como representante tentei realmente ser a voz da população que se achou desrespeitada ainda mais depois de várias postagens realizadas nas redes sociais, dizendo que os vereadores ou sua maioria é contrária a realização deste serviço.

Muitos pediram para dizer que quando os candidatos vão a suas casas em período eleitoral pedir um voto de confiança, se dizem seus representantes que vão ser a voz deles no desenvolvimento dos trabalhos mas muitos após sua eleição esquecem de quem os elegeu.
 Muitos argumentos foram expostos aos vereadores, mas os principais são:
  1. Muitos moradores residem na zona rural, e querem acompanhar as sessões mas devido a distância e falta de condução são impedidos.
  2. Pessoas acamadas ou que enfrentam algum problema de saúde e tem sua mobilidade reduzida, poderiam acompanhar de sua casa, cama, leito.
  3. As mães e donas de casa que cuidam de sua família, e neste horário estão executando os serviços em suas residências, cuidando de filhos, poderaim escutar seu radinho enquanto realizam o trabalho.
  4. Como o presidente da casa mesmo lembra e cobra a presença da população para acompanhar seus trabalhos, com este serviço a população estaria informada e acompanharia tudo e desta forma poderia dar sua opinião.
Motivos existem muitos, mas mesmo sem nenhum motivo o direito a informação é garantido pela Lei, e alguns até dizem que não seria necessário esta votação por se tratar de tema já discutido, e que ja tem uma lei de âmbito nacional tratando do assunto.

Após todos darem os esclarecimentos e sugestões ficou acertado que por iniciativa popular mandarmos outro projeto, pois não são contra o projeto e sim como será feito pois devido as leis, principalmente os de responsabilidade, é necessário o auxílio de um profissional de comunicação, pois este poderia instruir a todos sobre o que pode ou não ser explanado nas sessões, para o vereador não ser alvo de alguma ação por dizer algo que possa ser interpretado de outra forma.



3º Tema - DENÚNCIA, Estiveram presentes 2 Senhoras a E.A.S e a B.A.S.M, apresentando denúncia sobre os terrenos que receberam e até hoje não podem construir pois o loteamento encontra-se embargado pela justiça, devido a irregularidades, apresentaram os documentos que comprovam o registro dos lotes, e alegam ter recebido em período de campanha, esta denúncia foi registrada ontem inclusive com a elaboração de um BO Boletim de Ocorrência feito pela Policia Militar, que não teve nenhum Tumulto para conter, mas estava lá e foi ágil na elaboração do BO. Ontem mesmo os documentos que comprovam está denúncia foi enviado aos vereadores que por sua vez entregarão ao Promotor Público para averiguação, caso seja constatado alguma irregularidade cabe processo, mencionaram na sessão que poderia ser até compra de votos, caso isto se configure realmente os envolvidos podem e serão responsabilizados, e a coisa poderá ficar muito séria, vamos aguardar e caso tenhamos novas notícias, postaremos.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Nós queremos saber!!! Apitaço pela transparência...


Em Ijaci a população está se organizando para fazer uma manifestação pela transmissão da sessão da câmara pela rádio ou internet.
Reivindicação mais que justa, afinal os representantes tem que prestar contas do que é discutido nas sessões da câmara da cidade.
Para este serviço ser realizado creio que não precisaríamos desta manifestação se os eleitos realmente representassem a população Ijaciense seus eleitores, mas infelizmente alguns se acham superior ao povo que depositou sua confiança, na última sessão foi rejeitado o projeto que tratava de tal serviço pela maioria dos vereadores, com algumas manifestações e declarações bem diferente das que dão ao encontrar o cidadão fora da câmara, como a do vereador Lino, dizendo se a população quiser saber que vá até a câmara, o vereador Rogério disse que sua voz é para ser cortada, ou seja ele acha que não tem que dar satisfação do que faz, o vereador Rodrigo disse que é para ser editado ou seja, mostrar apenas o que acharem ser importante, ou que lhes agrade.
Apenas os Vereadores Arnaldo Campos, Nelson Junior, e Marcio Borges defendem este serviço e parece ter respeito com o cidadão, os outros agem como querem e alguns agem como mandam, aceitando e aprovando apenas projetos que beneficiam infelizmente uma pequena minoria já acostumada a tirar o melhor proveito da admistração?
Será que este é o problema, o medo da população perceber quem realmente quer o bem estar da população e quem quer tirar proveito como sempre fizeram durante seus mandatos.
Questionamentos a parte, vamos participar e mostrar que a população está cansada de ser deixada de lado, pelo interesse pessoal deste ou daquele...